plano de manutençao
De
História
Nome: Thais Lira Melchior Nº: 19
Profª: Ilza Série: 9º ano A
A morte dos ditadores
Benito Mussolini: Fundou a República Social Italiana (conhecida como República de Salò), no Norte do país, mas pouco depois viria a ser novamente preso por guerrilheiros da Resistência italiana, que o mataram a 28 de abril de 1945, juntamente com a sua companheira, Clara Petacci – que embora pudesse fugir, preferiu permanecer ao lado do Duce até o fim. As últimas palavras de Mussolini, em óbvia deferência à sua personalidade egocêntrica, foram:
“
Atirem aqui (disse ele apontando para o peito) Não destruam meu perfil.
”
O seu corpo e o de Clara Petacci ficaram expostos à execração pública durante vários dias, pendurados pelos pés, na Piazza Loreto em Milão. Encontra-se sepultado no Túmulo da Família Mussolini em Emília, Predappio na Itália.
Josef Stalin: Na noite do dia 5 a Rádio Moscou transmitiu a notícia da morte do primeiro-ministro e secretário geral do partido comunista da URSS, Josef Stalin, o qual havia sofrido um derrame alguns dias antes e permanecia internado em um hospital da capital soviética. Os médicos e a precária tecnologia da época nada puderam fazer para salvar a frágil vida do imponente ditador, que, aos 74 anos, tinha o corpo devastado pela idade e em nada mais se parecia com o forte homem que havia conduzido a União Soviética à vitória sobre a Alemanha nazista em 1945.
Milhares de pessoas tomaram as ruas da capital de Moscou e, mesmo sob uma forte nevasca, se mantiveram imóveis e em silêncio ao saberem da notícia da morte do líder comunista.
Adolf Hitler: A Morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de Abril de 1945, normalmente se aceita que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianureto. O duplo método de suicídio e outras circunstâncias que rodearam o evento incentivaram rumores de que