PLANO DE MAKETING
1. OPORTUNIDADE 1.1 – RAZÃO DE SER O PLANO DE MARKETING.
As novas tendências mundiais no mercado de chocolate refletem a segmentação da sociedade moderna, que começa a demandar inovações e a preferir produtos mais elaborados, mais seguros do ponto de vista da alimentação, com forte apelo ambiental e que sejam produzidos e comercializados de forma socialmente mais justa. Estes sentimentos vêm ajudando a preservar as Florestas Tropicais do planeta.
1.2 – CONTEXTO MACROECONÔMICO E A OPORTUNIDADE.
De olho nessa tendência, várias empresas brasileiras estão lançando o que chamam de "chocolates gourmet", com maior teor de cacau, melhores ingredientes e qualidade compatível a de produtos da Bélgica e Suíça, onde o teor mínimo de cacau nos chocolates é de 40%. "Esse movimento começou quando as pessoas ganharam mais poder aquisitivo e passaram a viajar mais e a experimentar o chocolate mais fino", diz Ubiracy Fonseca, vice-presidente de chocolates da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
Com a demanda criada, o primeiro passo foi dado por marcas importadas, que passaram a investir mais no consumidor brasileiro. A Target Chocolates Gourmet, por exemplo, tem hoje 20% mais pontos de vendas no País do que tinha em 2011. No ano de 2012 as vendas tiveram alta de 30% em volume. Para 2013, espera-se vender 20% mais.
1.3 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO
A Target Chocolates Gourmet é uma linha diferenciada de chocolates que tem como principal ingredientes o delicioso e importado chocolate belga, que traz um gosto e uma textura inexplicável, também conhecido como cacau fino, vem sendo produzido na região Amazônica e em algumas fazendas do Sul da Bahia para exportação. O processo começou pela APCFE (Associação dos Profissionais, do Cacau Fino e Especial) que, sob a orientação de especialistas europeus, desenvolveu a tecnologia para produzir este cacau de