Plano de Intervenção
TEMA: Motivação Pessoal – Nunca é Tarde Demais para Realizar um Sonho
Justificativa do Tema Escolhido:
Segundo Silva (2014), uma possível solução para engajar o aluno da Educação de Jovens e Adultos no processo de escolarização seria centrar as bases do processo de aprendizagem nesse aluno. Essa centralização ocorre escutando-o, sabendo o que o motiva a frequentar a escola, seus desejos e o que eles já sabem e desejam aprender. Ainda segundo a autora, quando a realidade do livro didático é distante da realidade do aluno, a escola torna-se um lugar desinteressante.
Foi observado durante o estágio que muitos adultos sentem vergonha por terem voltado a frequentar a escola e durante as aulas, ao menor dos erros, sentem culpados e envergonhados com suas dificuldades para aprender. Baseado nos relatos ocorridos durante o estágio de observação e monitoria houve a necessidade de abordar o tema da motivação que leva cada um de nossos alunos de volta para a sala de aula e mostrar-lhes que, a exemplo de Cora Coralina, nunca é tarde demais para realizar um sonho ou se fazer aquilo que se quer em função da idade.
Problematização: Como a apresentação de exemplos de realizações tardias pode motivar o aluno da Educação de Jovens e Adultos?
Objetivo Geral: Expor um exemplo de realização tardia e motivação, através da leitura e de atividades com o poema Das Pedras e biografia, da autora Cora Coralina.
Objetivos Específicos:
Ampliar o repertório literário
Trocar opiniões sobre a leitura
Trocar opiniões sobre a realização na idade adulta
Acionar estratégias para leitura e interpretação de textos
Estratégias de ação:
Em sala de aula as professoras deverão mediar as interações dos alunos, levando-os a realizar a leitura e interpretação do texto poético, expondo e trocando opiniões sobre o poema e sobre a biografia da autora do poema.
1º Momento: A professora deverá dar início a aula fazendo o cabeçalho, como os