Plano de Gerenciamento de Escopo Projeto Novas
PROJETO NOVAS FRONTEIRAS
PLANO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
SCOPE MANAGEMENT PLAN
Preparado por
Aprovado por
Juliano Palácios Medeiros – Membro do Time
Rodrigo Mendes Lemos – Gerente do Projeto
Versão 3
05/11/2010
Descrição dos processos de gerenciamento de escopo
•
O gerenciamento do escopo do projeto será realizado com base em dois documentos específicos: Declaração de escopo para o escopo funcional do projeto e EAP para o escopo das atividades a serem realizadas pelo projeto, com suas devidas entregas.
•
Todas as mudanças no escopo inicialmente previsto para o projeto devem ser avaliadas e classificadas dentro do sistema de controle de mudanças de escopo
(Scope Change Control System).
•
Serão consideradas mudanças de escopo apenas as medidas corretivas.
Inovações e novas características do produto/projeto não serão consideradas pelo gerenciamento de escopo.
•
Todas as solicitações de mudança no escopo devem ser feitas por escrito ou através de e-mail, conforme descrito no plano de comunicações do projeto.
Priorização das mudanças de escopo e respostas
As mudanças de escopo são classificadas em quatro níveis de prioridades
Prioridade 0 (zero) – Mudanças de prioridade zero requerem uma ação imediata por parte do gerente do projeto, que deve acionar imediatamente o patrocinador, uma vez que se trata de mudança urgente, de alto impacto no projeto e em outras áreas sobre as quais o gerente de projeto não tem autonomia.
Prioridade 1 (um) - Mudanças de prioridade um requerem uma ação imediata por parte do gerente do projeto, independente das reuniões de controle previstas devido à urgência, acionando imediatamente o patrocinador no caso de necessidade de autorizações financeiras fora da alçada do gerente de projetos.
Prioridade 2 (dois) – Mudanças de prioridade dois requerem um planejamento da ação através de terceiros ou de equipes que, a