Plano de evasão
Para iniciarmos o assunto plano de evasão devemos saber que existem algumas normas para a evasão dos alunos, e estas normas devem ficar expostas na sala de aula com fácil visualização de todo, onde após o sinal de alarme tocar todos possam evacuar a sala de forma correta e segura, segue as normas:
Mantê-los tranquilos e seguindo as orientações do professor;
Não devem se preocupar com os materiais, deixando os em cima da classe na sala;
Quando o professor informar, devem sair da sala em fila indiana seguindo o líder e vice-líder, o professor deve ser o último a sair fechando a porta;
Sair da sala rapidamente o ordenadamente, através do trajeto indicado na planta de emergência. NÃO CORRER; Descer as escadas encostados à parede, não voltar para trás;
Ninguém deve parar na porta de saída, esta deve ficar sempre livre;
Agrupar se no ponto de encontro (o saguão da escola), a turma deve estar toda junta e em forma de fila, para facilitar a realização da chamada e assim verificar se todos conseguiram sair.
Sabendo que todos tem ciência de como realizar uma evasão de forma segura, no momento da emergência então devemos tomar inúmeros cuidados e precauções, temos que previamente passar instruções de evasão do local citado para os alunos, para que em caso de emergência todos saibam a maneira correta de evacuar o ambiente.
No momento em que o alarme tocar o líder ou vice-líder da turma, após a indicação do professor, devem conduzir os demais colegas, atrás de si em uma fila até um ponto de encontro, como por exemplo, o saguão da escola.
Todos os alunos devem ser orientados a deixar seus matérias e utensílios particulares na sala, para agilizar o processo de evasão, devem sair da sala em fila sucessiva, o andamento da fila deve ser rápido e sem correrias e todos os alunos devem seguir o líder e vice-líder.
O professor tem que ser o último a sair da sala de aula, fechando todas as janelas e a porta, sem tranca lá, seguindo a turma para que possa