Evasão escolar
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
INTRODUÇÃO
A escola sempre esteve presente em nossas atividades, seja como alunas/pesquisadoras da graduação ou pós-graduação e também como profissional da educação. Nesse contexto, a evasão é um dos muitos problemas que se tem observado. Fato bastante polêmico em termos gerais, visto que, não só atinge os educandos como também é fonte de preocupação de professores, direção da escola e da secretaria municipal de educação, principalmente pela falta de alternativas para manter os alunos inseridos no sistema de ensino, no que tange a escola pesquisada.
Neste artigo, o que se pretendeu foi, inicialmente, conhecer o perfil destes sujeitos que se encontram num processo educativo que tem como um de seus objetivos atenderem às suas especificidades.
Conforme já foi anunciado, os objetivos da pesquisa são de avaliar aquilo que foi feito, o que está sendo feito e o que ainda pode ser feito em relação à evasão na educação de jovens e adultos. Nosso propósito é mexer com sentimentos e angústias escondidos dentro de cada educador, para uma reflexão mais complexa e objetiva da prática docente.
OBJETIVO GERAL
Apresentar o estudo realizado sobre as possíveis causas da “evasão” em alunos jovens e adultos trabalhadores na modalidade EJA, buscando estratégias com a equipe diretiva para sanar esta dificuldade e refletindo acerca da vida destes alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Analisar as informações coletadas, tantos dos alunos como dos professores;
• Identificar as possíveis causas da evasão;
• Construir e executar um plano de ação com a equipe diretiva e pedagógica;
• Confrontar dados;
• Qualificar e aprimorar todo trabalho referente aos professores e funcionários da escola; • Garantir a permanência dos alunos em sala de aula.