Plano de Estágio
Nome do aluno (a): Heline Nascimento de Castro
Turma: 6º período, ‘’ noite’’
Número de matrícula:
Período de estágio: 18/08/2014 a 28/11/2014
Campo de estágio: CRAS PI
Endereço do Campo de estágio:
Nome do Supervisor de campo de estágio: Erika Góis
2- INTRODUÇÃO: O estágio supervisionado I tem um papel importante no processo de formação profissional; pois possibilita ao aluno uma aproximação da realidade cotidiana dos indivíduos sociais, associada à apropriação de conhecimentos teórico operativo, teórico metodológico e Ético político que orienta o exercício profissional do assistente social. Assim, esse estágio deve ser um momento de estudo, reflexão do fazer, de pensamento da prática social na qual é uma forma de apropriação de elementos críticos e descobertas sobre as questões presentes na dinâmica da sociedade. Portanto o estágio supervisionado I envolve um conjunto de sujeitos: o aluno, o professor superior acadêmico, o Assistente Social e pessoas envolvidas no cotidiano no campo de estágio.
3- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO O CRAS é uma unidade de rede sócio assistencial de proteção social básica que se diferencia das demais, pois além de oferta de serviços e ações, possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com famílias do PAIF e de gestão territorial da rede sócio assistencial de proteção social básica. Esta ultima função demanda do CRAS um adequado conhecimento de território, a organização e articulação das unidades da rede sócio assistencial a ele referenciadas e o gerenciamento do acolhimento, inserção, do acompanhamento dos usuários no CRAS.
O CRAS-PI é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que visa prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios a ele referenciados: Bairro Piauí, Planalto, Planalto Tremembé, Pindorama, Rodoviária e Alto Santa Maria (onde possui um anexo que atende ainda os bairros: Parque José Estevão e Baixa do