plano de estágio
Programa Psicossocial de Atendimento
Tangará da Serra – junho de 10
1. TÍTULO:
Programa psicossocial de
2. SUMÁRIO:
Este projeto propõe a implementação de um programa psicossocial de promoção do direito a convivência familiar de crianças e adolescentes que se encontram em entidades sociais de abrigo na cidade de Tangará da serra. O programa assegura o exercício dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, artigos 19 a 23) e na Constituição Federal (artigo 227). A justificativa para implementação deste projeto na cidade de Tangará da serra está fundamentada pela estagiária, Laudinéia pereira da Silva Golin, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), na qual a mesma constatou a importância de um acompanhamento contínuo dos abrigados que ficam em casas lares em um período que pode chegar a uma década, até que o adolescente complete 18 anos.
De acordo com a coordenadora da casa, juntamente com os demais funcionários, o fato agravante que fazem crianças e adolescentes manter-se no abrigo, privando seu direito a um convívio familiar, sendo um dos principais o fato das famílias não encontrarem meios para sair do problema em que estão e o qual lhe causou a privação da convivência com o(s) filho(s). Acrescenta que tirar o direito dos pais sobre seus filhos é uma das medidas drásticas que um juiz pode tomar, assim como, o mesmo dá para se dizer dos pais, reconhecerem a incapacidade de criar os filhos, liberando-os para a adoção, equivale a admitir o próprio fracasso. Defende a importância dos pais serem tratados para agilizar o retorno à família de origem. Pois são 36 crianças e adolescentes que ficam na expectativa de que os pais biológicos resolvam os problemas e tornem-se aptos a recebê-los outra vez.
A metodologia deste projeto se apresenta através de quatro eixos:
-O primeiro eixo consiste na entrevista inicial com os familiares, na qual a Assistente Social esclarece sobre o programa. -O segundo eixo