plano de estagio
SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PLANO DE ESTÁGIO
Cristiano de Oliveira Pinto
Rosa Avelina dos Santos
Walace Fahel Ruas
ÁGUAS FORMOSAS/MG
Turma: 2007
1. APRESENTAÇÃO
O estágio supervisionado é uma atividade necessária e obrigatória, cujo objetivo é oportunizar ao acadêmico um pouco de experiência no exercício profissional, buscando nesse sentido, fazer uma conexão entre a teoria da sala de aula e a prática do campo. Para tanto, é necessária uma supervisão sistemática do profissional atuante no campo.
Vale dizer que o estágio supervisionado é uma das mais eficientes formas de proporcionar aos estudantes complementação profissional, colocando-os em contato direto com a realidade social, no ambiente de trabalho, nas mais diversas situações.
Diante ao exposto, Guerra (2006) afirma que
o processo de formação profissional e, particularmente o estágio supervisionado curricular, devem garantir a apreensão do significado sócio histórico do Serviço Social; das condições de trabalho dos assistentes sociais; das conjunturas; das instituições; do universos dos trabalhadores usuários dos diversos serviços e das políticas sociais. Neste aspecto, exige conhecimentos teóricos e saberes prático-interventivos, além, é claro, dos fundamentos e da lógica tendencial que os constituem. (GUERRA, 2006)
Ademais, o estágio supervisionado constitui-se como um espaço privilegiado com questões particulares do campo e da política. Diante ao exposto, o presente Plano de Estágio apresenta como objetivo o conhecimento da prática do Serviço Social na área da educação municipal. Assim, o aluno estagiário tem a possibilidade de verificar na prática como se dá o campo de estágio, as diversificadas intervenções, orientações e encaminhamentos ao público alvo, podendo, junto ao assistente social supervisor de campo, acompanhar a dinâmica do trabalho e realizar as intervenções necessárias, de acordo