Os Lusiadas
Baco (que já tinha mostrado os seus receios de vir a ser esquecido no Oriente “Se lá passar a Lusitana gente.” aquando do Consílio dos Deuses no Olimpo) pede agora ajuda a Neptuno, que convoca o Consílio dos Deuses Marinhos. Dessa assembleia sai a decisão de apoiar Baco e é ordenado a Éolo que solte os seus ventos e provoque, assim uma tempestade.
Neste trabalho vou apresentar o episódio da Tempestade e Chegada à Índia do livro Os Lusíadas.
A tempestade foi originada porque Baco tinha receio de ser esquecido no Oriente.
Assim pediu ajuda a Neptuno que convocou o Consílio dos Deuses Marinhos. Após a reunião ficou decidido que os deuses marinhos iriam apoiar Baco. Veio como consequência, desta decisão, que fosse mandado Éolo (deus dos ventos) que provocasse uma tempestade.
No decorrer da tempestade Vasco da Gama pediu ajuda a deus, mas quem veio auxiliá-lo foi Vénus que veio com as suas Ninfas.
Vénus para parar a tempestade mandou as suas Ninfas enfeitarem-se para seduzir os ventos e parar a tempestade, e foi desta maneira que a tempestade parou e Vasco da Gama e a sua tripulação chegaram à Índia.
Eu escolhi este episódio porque embora os portugueses tivessem com muitos problemas conseguiram chegar à Índia. Assim pude ver a coragem e força deles embora eles tivessem a ajuda de Vénus para chegarem à Índia.
Isso só prova que os portugueses são dignos de receber a ajuda dos deuses.