Plano de educaçao infantil
Disciplina: Artes
Tema: Tinta Guache
Ano / Serie: Educação Infantil
Duração: 01 aula de 50 minutos
JUSTIFICATIVA
A arte sempre esteve presente no cotidiano humano por meio de hábitos, fazeres e conhecimentos, passados direta ou indiretamente de geração a geração e aí está a relevância dela para a educação. Ela se define como uma criação do homem com valores estéticos que sintetizam suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura. O ser humano já deixava sua marca nas pedras e cavernas desde a pré-história fazia assim o registro da história do mundo.
A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Até bem pouco tempo o aspecto cognitivo não era considerado na educação infantil e esta não estava integrada na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto.
O educador ao trabalhar com arte deve atuar em consonância com as demais áreas do conhecimento, aprofundando conceitos e linguagens deste conteúdo. A função do profissional em arte na educação não é simplesmente ministrar aulas fragmentadas, mas, sobretudo de organizar um espaço de cultura que possibilite a ampliação das expressões e das linguagens da criança. A educação da criança em arte deve desenvolver reciprocidade e nunca ser um processo isolado de produção. É importante entender a expressão dos alunos como um ato de criação e valorizar o resultado deste ato que seria a obra criada.
Segundo Susana Rangel:
“a partir do momento que a criança é capaz de imaginar, ela torna-se capaz de desenvolver a sua expressividade através de diferentes formas como a oralidade, a expressão plástica, musical e dramática, passando a relacionar-se com o mundo de uma maneira qualitativamente diferente.” (2006 p: 97).
O ensino de artes visuais, na Educação Infantil requer profunda atenção ao