plano de educacao infantil
1. Introdução
2. Categorias de leitor
3. Plano de aulas de leitura
3.1 Primeira Infância
3.2 LENDA
3.3 TEXTO
3.4 CRÔNICA
BIBLIOGRÁFIA
1. INTRODUÇÃO
As histórias infantis estão baseada como uma forma de experiência que vivenciaremos em um mundo novo, ou seja, na possibilidade de encontrarmos com qualquer forma de Literatura que os educadores tenham a certeza de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Portanto o maior objetivo e que, a Literatura favoreça maio fonte de não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias. A Literatura Infantil, por iniciar o educadores no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a objetividade da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Porem e fundamental ampliar que a literatura deve ser mostrada , sempre, de modo mais amplo e com mais clareza. Veja a seguir, histórias para crianças (faixa etária / áreas de interesse / materiais / livros, entre outros).
2. ASPECTO PARA O LEITOR
PRIMEIRA INFÂNCIA - 15/17 MESES AOS 3 ANOS.
As histórias devem ser apreciadas e claras.
Exemplos de livros:
Livros de pano
Madeira
Plástico
Fantoches
SEGUNDA INFÂNCIA – A PARTIR DOS 3 ANOS.
As histórias devem ser rápidas, pois os texto de um enredo simples e vivo poucos personagens, aproximando-se, ao máximo das vivências das crianças.
Fantoches continuam sendo o material mais adequado
LEITOR INICIANTE: A PARTIR DOS 6/7 ANOS.
Ampliação das temáticas com personagens inseridas na coletividade, favorecendo a socialização, sobretudo na escola.
Exemplos de livros:
O Lobo e os Sete Cabritinhos
A formiga e a cigarra
Branca de neve e os sete anões , entre outros.
LEITOR EM ATIVIDADE: A PARTIR DOS 8/9 ANOS.
Fase de domínio da leitura e do interesse pelo conhecimento das coisas, com o pensamento lógico se organizando em formas concretas que permitem as operações mentais. Por tratar-se de literatura infantil/juvenil, faz-se necessária