Plano de curso educação física
MAURO MELO MARQUES
PLANO DE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 8ª SÉRIE
Macapá
2013
CONCEPÇÃO DE ARÉA.
A Educação Física, conforme os PCN’s, não tem a intenção de indicar um único caminho a ser seguido pelos profissionais, mas propor, de maneira objetiva, formas de atuação que proporcionarão o desenvolvimento da totalidade dos alunos e não só o dos mais habilidosos. Aproximar o aluno do Ensino Médio novamente à Educação Física, de forma lúdica, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos, é o objetivo do que aqui será exposto.
Há outra formulação abrangente, que parece adequada para definir o objeto da Educação Física: Motricidade Humana entendida como a totalidade das possibilidades de desenvolvimento do ser humano, resultante de seu desenvolvimento biológico, histórico e sociocultural. Portanto, tudo o que o professor de Educação Física estuda e procura ensinar envolve o movimento e a grande maioria de nossos movimentos é construída através de um processo de aprendizagem. Esse processo pode ser informal, como é o caso dos movimentos mais cotidianos, como andar, cumprimentar, alimentar-se, entre outros, ou formal, como a aprendizagem de movimentos especializados dos esportes, da ginástica, da dança e outros.
A vida escolar foi bastante modificada pela nova lei, dando abertura à iniciativa das escolas e à equipe pedagógica, principalmente, no que corresponde ao planejamento de atividades que venham ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos.
OBJETIVOS
GERAIS:
Segundo os PCN’s, o professor de Educação Física deve buscar, a todo custo, uma integração com o trabalho desenvolvido na escola, colocando o seu componente curricular no mesmo nível de seriedade e compromisso com a formação do educando. Portanto, os objetivos gerais são o ponto de partida, as premissas gerais do processo pedagógico. Nesta perspectiva, e tendo como referencia um projeto político-pedagogico