PLANO DE CURSO DE MATEMATICA
PLANO DE CURSO
2012
CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
PROFESSORES:
FRANCISCO FERREIRA FERNANDES
MARCOS MONTEIRO DE FARIAS
Se as leis da Matemática referem-se à realidade, elas não estão corretas; e, se estiverem corretas, não se referem à realidade.
Albert Einstein
APRESENTAÇÃO
Este plano de curso anual da disciplina de Matemática está organizado em duas partes. A primeira parte trata do ensino de Matemática propriamente dito, ou seja, como abordaremos o ensino desta disciplina no decorrer do curso. Destacamos aspectos sobre o ensino de Matemática: objetivos gerais e metodologia (temas, atividades, material de apoio, avaliação, recuperação e eventos).
A segunda parte traz os objetivos com seus respectivos conteúdos e também o cronograma.
A preparação para o exercício da cidadania leva a responsabilidade pessoal e coletiva.
O pensamento matemático, expresso por meio de uma linguagem específica, tem sido privilégios de poucos, no entanto acreditamos que cabe a nós professores torná-lo acessível a todos.
Assim, desejamos integrar teoria e prática e sempre que possível interagir com outras disciplinas, valorizando a interdisciplinaridade na escola e proporcionando assim um ambiente que favoreça a aprendizagem.
Depositamos aqui a esperança de um ensino de qualidade, voltado ao desenvolvimento de habilidades e de conceitos, à formação de atitudes indispensáveis em nossos alunos tendo em vista as atuais perspectivas da educação e da formação do cidadão. E que nós professores possamos desenvolver nossos trabalhos de forma digna e autônoma. Isso tudo sem dúvida de forma prazerosa, fecunda e honrada.
INTRODUÇÃO
A matemática é habitualmente vista como uma ciência exata, pura, constituindo um corpo de conhecimentos construído com rigor absoluto. Porém, é