Plano de Contas
Manoel Marques
Aline Evelin Prado Candido
Turma 7633 – 2V
Secretariado Subsequente
Pesquisa:
Plano de Contas
Cuiabá- MT
2013
Plano de contas
O plano de contas é um dos aspectos mais importantes da organização contábil, e se destina a orientar o registro das operações, oferecendo a vantagem de uniformização das contas utilizadas em cada registro.
O plano é um elenco de todas as contas que se prevê sejam necessárias aos registros contábeis de uma entidade. Compreende-se, contudo, que ele não pode ser rígido e inflexível, devendo, pelo contrário, permitir todas as alterações que se mostrarem necessárias por ocasião de sua utilização.
Os planos variam para cada tipo de organização e de acordo com as circunstâncias. A mesma conta poderá ser classificada de maneiras diferentes, segundo a natureza da entidade, pois o mesmo bem patrimonial pode constituir ativo imobilizado em uma empresa e realizável em outra.
A boa organização do plano facilita grandemente a utilização das contas, porquanto na classificação geral de cada conta é identificada por um código que a distingue das demais. A codificação poderá ser numérica ou alfabética, ou ainda, utilizar a combinação de letras e números.
O plano apresentado se destina a empresas mercantis, cujo único objetivo é a revenda de mercadorias. Poderá, entretanto, ser adaptado para empresas industriais, com a inclusão de contas patrimoniais representativas de bens indispensáveis a essa atividade, tais como Máquinas, Ferramentas etc., assim como a criação de contas de resultado que caracterizem o custo industrial.
Consideramos, nesse plano, 4 grandes grupos de contas: 1) ativo; 2) passivo; 3) receitas; 4) custos (despesas). Esses grupos receberão, respectivamente os prefixos 1, 2, 3 e 4. Suas divisões serão indicadas por dezenas cujo primeiro número é o mesmo do grupo a que pertencem. Por exemplo, o ativo circulante, que constitui divisão do ativo, recebe um