Plano de contas
Função: Controlar os valores aplicados em instituições financeiras, tais como: Fundos de Investimentos, Certificados de Depósitos Bancários, entre outros.
Funcionamento: Debita-se pela transferência de valores para aplicação financeira e pelos rendimentos gerados no período.Credita-se pelo resgate ou liquidação da aplicação financeira e pelos impostos incidentes quando do resgate ou rendimento.
Natureza de Saldo: Devedora
1.1.2 DIREITOS
FUNÇÃO: Este grupo de contas destina-se a demonstrar o somatório dos valores dos créditos em circulação, agrupados em créditos a receber, entidades e agentes devedores, devedores por responsabilidades apuradas, depósitos realizáveis a curto prazo, valores em trânsito realizáveis e créditos diversos a receber.
Funcionamento: Este grupo de contas é debitado pelos aumentos verificados nas contas dos créditos em circulação. Este grupo de contas é creditado pelas iminuições ocorridas nas contas dos créditos em circulação.
Natureza de Saldo: Devedora
1.1.2.1 CRÉDITOS OPERACIONAIS
FUNÇÃO: Este grupo de contas destina-se a demonstrar o somatório dos valores dos créditos a receber, agrupados em tributos a receber, créditos tributários, recursos especiais a receber, devedores por adiantamentos e arrecadação via rede bancária.
FUNCIONAMENTO: Este grupo de contas é debitado pelos aumentos nos saldos das contas dos créditos a receber. Este grupo de contas é creditado pelas diminuições ocorridas nos saldos das contas dos créditos a receber.
NATUREZA DE SALDO: Devedora.
1.1.2.2 ADIANTAMENTOS
FUNÇÃO: Controlar os adiantamentos concedidos aos empregados.
FUNCIONAMENTO: Debita-se sempre que ocorrer a efetivação do adiantamento por meio de numerário, cheques ou transferências bancárias. Credita-se sempre que ocorrer a devolução ou realização do evento que motivou o adiantamento.
NATUREZA DE SALDO: Devedora
1.1.2.3 IMPOSTOS A RECUPERAR
FUNÇÃO: Controlar impostos a serem