Plano de contas (exemplo)
Departamento de Ciências Humanas – Campus I
Ciências Contábeis
Flávia Santos Silva
PLANO DE CONTAS DE UMA EMPRESA COMERCIAL:
CONCEITO, ESTRUTURA, FUNÇÃO, FUNCIONAMENTO E NATUREZA DOS SALDOS
Salvador
2014
Flávia Santos Silva
PLANO DE CONTAS DE UMA EMPRESA COMERCIAL:
CONCEITO, ESTRUTURA, FUNÇÃO, FUNCIONAMENTO E NATUREZA DOS SALDOSTrabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Contabilidade Empresarial da Universidade do Estado da Bahia.
Orientador: Prof. Carlos Henrique
Salvador
2014
Introdução
O primeiro passo para fazer a contabilidade de uma empresa é a criação de um plano de contas adequado para sua atividade. Neste trabalho tentaremos explicar e exemplificar um modelo de plano de contas baseado parcialmente no plano referencial da Receita Federal do Brasil.
Estrutura
Existem no plano de contas três contas sintéticas de 1º grau que englobam todas as outras: ATIVO, PASSIVO e RESULTADO.
ATIVO – Compreende os elementos patrimoniais positivos, ou seja, os bens e direitos. Representa as aplicações de recursos. As contas serão dispostas em ordem crescente de grau de liquidez.
ATIVO CIRCULANTE – Realizável no curto prazo, entende-se por curto prazo tudo aquilo que ocorra até o fim do exercício seguinte.
DISPONIBILIDADES – Nomenclatura utilizada para designar dinheiro em caixa e em bancos que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da empresa. Valores que possam ser convertidos a curto prazo em dinheiro sem risco.
CAIXA GERAL – Inclui todas as contas de caixa flutuante da empresa e o fundo fixo.
1.1.01.01.0001 CAIXA MATRIZ – transitam pela conta Caixa os recebimentos em dinheiro e em cheques em caixa, recebidos e ainda não depositados e os pagamentos em dinheiro. Natureza do saldo: Devedor.
1.1.01.01.0002 FUNDO FIXO – Fundo fixo de caixa é um sistema de controle de caixa que tem como objetivo facilitar o atendimento das necessidades