Plano de Comunição
A análise do ambiente e a percepção dos cenários ajuda a evitar ameaças, identificar oportunidades, antecipar-se às tendências, enfim a agir e não apenas reagir.
Segundo Daniel Roedel (2005), as ultimas décadas foram marcadas por fortes mudanças no modo de gestão das empresas publicas e privadas do país. A abertura comercial e a venda de empresas estatais, entre outros fatores, inseriam no Brasil no chamado mercado global, onde a concorrência é assumir rapidamente uma escala mundial. Pressionadas por maior competitividade, as empresas buscaram iniciar ou intensificar processos de mudanças, desde os mais incrementais, do tipo dos programas de qualidade total, ate alguns mais radicais, como a reengenharia.
Michael Porter (1986) destaca a importância de formular estratégias competitivas, ou seja, ações ofensivas ou defensivas adotadas pelas empresas, visando criar uma posição que enfrente com sucesso as forças competitivas.
Ansoff (1993) destaca inicialmente o planejamento e, posteriormente, a administração estratégica, como processos estruturados, para a formulação de estratégias, sendo que o planejamento parte de uma analise das perspectivas da empresa, de modo a identificar aspectos que possam alterar as tendências históricas e identificar novas áreas de negócios compatíveis com as capacidades da empresa. [...]
A Inteligência de Mercado tem como objetivo acompanhar a evolução do mercado e disponibilizar aos tomadores de decisão o constante entendimento do cenário em que a empresa se insere. Desta forma a organização pode agir e não apenas reagir frente às exigências do crescente aumento concorrencial. Uma estratégia de coleta, análise e disseminação da informação é estabelecida para que as tomadas de