PLANO DE COMUNICA O DE ORGANIZA O
Organização: Endrigo Tattoo Stúdio – Centro Comercial, rua Dr. Legendre, Parobé/RS.
DIAGNÓSTICO DA ORGANIZAÇÃO
MICROSSISTEMA
Histórico da organização: desde 18/02/2004, o estabelecimento é administrado pelo Endrigo (atual tatuador) e pelo seu irmão, o qual responde pela loja.
Produto/serviço oferecido: Estética corporal – colocação de piercing, tatuagem e maquiagem definitiva.
Estrutura física: centro comercial da cidade, a localização da loja é privilegiada.
Funcionários – perfis: É gerenciada pelos próprios proprietários. Endrigo e namorada.
Tecnologia: evolução do processo artesanal (para maquinas menores e com efeitos melhores), esterilização dos materiais (autoclave), ambiente confortável e climatizado.
MACROSSITEMA
Interferencias
Clima: Para o público, é favorável se tatuar no inverno, devido ao fato de a tatuagem não poder ser exposta ao sol no começo. Mas o tatuador vê o verão como uma estação para divulgação do seu trabalho, afinal, as tatuagens ficam mais expostas.
Economia: Começo e final do mês é quando as pessoas decidem se tatuar e colocar piercings, pelo pagamento e vale. Datas festivas costumam ser períodos pouco procurados, devido ao fato de as pessoas gastarem mais com presentes tradicionais, mas o começo do ano (com a vinda do 13º) tende a ser uma época boa.
Localização: a principal dificuldade em ser um tatuador no interior é o preconceito que, geralmente, está embutido nas camadas mais tradicionais do público. Mas, segundo o tatuador, esse é um cenário que vem mudando fortemente de 2004 até agora.
Concorrencia: estúdios das cidades vizinhas (taquara, igrejinha e três coroas), mas na cidade tem apenas um concorrente.
Negócios próximos: Uma lan-house, uma seguradora, uma imobiliária, uma gráfica e algumas lojas de roupas.
Relações governamentais: autônomo, alvarás concedidos: vigilância, funcionamento e sanitário. Declaração de imposto não como tatuador, com outra profissão.
Apoiadores: