Plano de Ação
1. ASSUNTOS
Plano de Ação e Indicadores de Desempenho
2. OBJETIVOS A SEREM CONQUISTADOS
Formular Planos de ações
Formular indicadores
“A viagem de descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos.” Marcel Proust
3. PLANOS DE AÇÃO
As estratégias são os caminhos para se atingir os objetivos organizacionais e os Planos de Ação são trechos desses caminhos, que serão percorridos de acordo com a prioridade estabelecida pela organização. Os planos de ação poderão ser ações simples determinadas pelas chefias responsáveis, projetos e outros planos complementares das áreas funcionais (Marketing, Recursos Humanos, Finanças etc)
Elaborada as estratégias, definidas as metas e os indicadores de desempenho, o passo seguinte é desdobrá-las em ações (tarefas/atividades) que facilitem a conquista dos objetivos organizacionais. Normalmente realiza-se uma sessão de Brainstorming (técnica utilizada para auxiliar um grupo a criar tantas idéias quanto possível em determinado espaço de tempo) com as pessoas envolvidas no planejamento, identificando-se as principais ações a realizar.
Uma ferramenta muito utilizada nos programas de qualidade total ou de excelência gerencial para a execução de planos de ação é a “5W2H”, que significa: o quê fazer (What), quem fará (Who), quando fará (When), onde será realizado (Where), por que fazer (Why), como será feito (How), quanto custará (How much). Para cada ação a realizar, a equipe de planejamento procurará responder aos demais campos da matriz da ferramenta 5W2H. Atenção especial deve ser dada ao prazo (When – quando) e aos custos (How much – quanto) relacionados àquela ação /atividade/ tarefa.
3.1 Indicadores
São instrumentos de mensuração que evidenciam o desempenho de uma variável ao longo do tempo.
Os indicadores trazem dados ou informações numéricas que quantificam os resultados alcançados.
Os indicadores podem medir quantitativamente