plano de ação
Anabel Siqueira Moraes
PLANO DE AÇÃO
IMPLANTAR A EDUCAÇÃO FISCAL NA REDE MUNICIPAL DE TIJUCAS
Trabalho apresentado como requisito para conclusão do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, da Escola de Administração Fiscal – ESAF, Turma 05.
Tijucas, 03 de novembro de 2013.
SUMÁRIO
Justificativa 3
2. Objetivo Geral 4
2.1. Objetivos Específicos 4
3. Encaminhamento 4
4. Público Envolvido 5
5. Cronograma do Desenvolvimento 5
6. Conteúdo 6
7. Avaliação 7
8. Conclusão 7
9. Referências Bibliográficas 7
“A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL” Albert Einstein
Justificativa
A Educação Fiscal se reveste de grande importância para o desenvolvimento da consciência cidadã em torno do papel social dos tributos.
Trata-se de um programa permanente, desvinculado de campanhas, executado sob a coordenação nacional da Escola de Administração Fazendária e que tem como parceiros nos estados a Secretaria da Receita Federal e as Secretarias Estaduais de Fazenda e Educação.
O Programa abrange ações junto às escolas, repartições públicas e a sociedade em geral e visa pavimentar o caminho capaz de possibilitar a formação de um cidadão consciente de seus direitos e obrigações.
A pedagogia da educação fiscal demonstra que todos pagamos tributos, desde o mais humilde dos brasileiros. Dessa forma, o estudante passa a perceber a importância da preservação do patrimônio público.
Entendemos que a construção da cidadania se dá com a formação do cidadão, levando-o a compreender a cidade, interpretando seu funcionamento quanto à infra-estrutura física, ao processo de gestão, ao acesso aos bens e serviços que ela proporciona, às diversas instâncias do poder; para, então, nela atuar, transformando-a.
Desta forma, pretendemos implantar a