plano de ação
Gerisval Alves Pessoa*
As organizações estão inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo e em constantes mudanças que exigem a necessidade de implantar um sistema de gestão que as auxiliem a promoverem as mudanças necessárias à suas sobrevivências e crescimento. Para enfrentar este cenário o sistema de gestão pode utilizar o PDCA como um método para a realização de suas metas, tanto de manutenção quanto de melhoria de resultados. Para melhorar os resultados, os sistemas de gestão com base na filosofia da qualidade total (TQC) sugerem o PDCA de melhorias composto por oito etapas a serem seguidas:
P (Plan) - Planejamento:
1. Identificação do problema.
2. Observação do problema.
3. Análise do processo.
4. Plano de ação.
D (Do) - Execução:
5. Ação
C (Check) - Verificação:
6. Verificação dos resultados.
A (Action) - Ação:
7. Padronização
8. Conclusão
Este roteiro básico auxilia as organizações a promoverem melhorias incrementais em seus processos, produtos e serviços de forma mais eficientes. A etapa de Planejamento composta das fases 1 a 4 é de fundamental importância para estas melhorias e correspondem aproximadamente 50% do tempo utilizado em todo o roteiro (PDCA). O resultado deste planejamento é o estabelecimento de um plano de ação consistente e que deve ser seguido para a realização das metas. Mas, como elaborar um plano de ação? A seguir apresento um roteiro sumariado para elaboração do seu primeiro plano de ação:
1. Estabeleça a sua META de melhoria que deve ser clara, concisa, estar definida no tempo (prazo), ser mensurável (valor) e preferencialmente numérica.
2. Defina o problema, que é a diferença entre o resultado atual e a meta estabelecida.
3. Observe o problema para entender suas características (como o problema ocorre?).
4. Identifique os fatores causais (por que o problema ocorre?) utilizando um brainstorming.
5. Faça um diagrama de causa e efeito
a. Questione por que o problema ocorre?