Plano de ação ligada a segurança do trabalho
Todas as pessoas que forem trabalhar com eletricidade necessitam de um treinamento especial, pois somente pessoal autorizado pode realizar trabalhos desse tipo. Os trabalhadores são instruídos sobre práticas de segurança, bloqueios das fontes de energia, equipamentos de teste, ferramentas e EPI.
É importante saber que ao trabalhar com eletricidade, o trabalhador está exposto a riscos. Esses riscos podem provocar acidentes como, choque elétrico, explosão elétrica e queimaduras por eletricidade, que podem gerar graves lesões ou levar a morte.
Portanto, existem práticas seguras que devem ser seguidas para que não aconteçam acidentes.
Para salvar no seu computador e imprimir esse tema de DDS oferecemos 3 opções:
1. 28 Temas de DDS para salvar e imprimir
2. Combo Leve 4 e Pague 3
3. Assine e receba mensalmente os temas do DDS Online
• Antes de iniciar um trabalho: o Desenergize todas as fontes de energia; o Desconecte controle de circuitos tais como, botões de partida, chaves seletoras, intertravamento de segurança.
• Trave e etiquete todas as fontes de energia: o Coloque trava e etiqueta em casa meio de desconexão usado para desenergizar circuitos; o Coloque cadeados de forma a prevenir meios de operar os comandos; o Etiquete cada cadeado.
Em casos onde o cadeado não puder ser aplicado, uma etiqueta sem trava precisa ser complementada por ao menos uma última e adicional medida de segurança, que ofereça um nível de segurança igual ao do cadeado.
• A energia residual precisa ser aliviada antes de iniciar o trabalho: o Descarregue todos os capacitores; o Curte-circuite e aterre todos os elementos de alta capacitância.
E como me certificar que o sistema está desenergizado?
• Certifique-se que o seu aparelho de voltímetro esteja funcionando corretamente. Cheque em uma fonte sabidamente energizada de algumas voltagens para assegurar que ele está funcionando, antes e depois de checar o circuito no qual