plano de ação de emergencia
Toda a área desta atividade possuirá, sistema de aterramento adequado às normas vigentes incluindo-se todos os equipamentos e material de apóio e de emergência bem como sistema de simbologia e advertência, conjunto de medidas que determinam e estabelecem as responsabilidades setoriais e as ações a serem desencadeadas imediatamente após um incidente, bem como, materiais e equipamentos adequados à prevenção, controle e combate à poluição das águas;
O combate a uma situação emergencial é planejado com antecedência para evitar decisões de última hora, retardamento no combate e ações inadequadas.
O plano de emergência possibilita a formulação e implantação de procedimentos (técnicos e administrativos), que visam controlar e reduzir os riscos existentes para permitir que a instalação opere dentro dos níveis de segurança considerados toleráveis.
Como medida de segurança foi construído junto ao tanque de armazenamento de produtos químicos (solventes, etc), um tanque de contenção com capacidade de conter um volume superior a capacidade de armazenagem do tanque.
Volume do tanque de armazenamento de produtos químicos (solventes, etc) = 7,50m³ e volume do tanque de contenção = 13,30 m3. (ver detalhe em anexo/desenhos).
As placas e simbologias que serão adotadas são:
OBS: Mangueiras de água e espuma (ver norma NBR17505/2013), conforme volume total de tancagem e/ou outros equipamentos de combate à incêndio.
APRESENTAÇÃO
O mundo tem assistido nos últimos anos a um aumento de conscientização de preservação do meio ambiente. Adotar tecnologia em consonância com a prevenção de impactos ao meio ambiente, assegurando a proteção dos recursos naturais e os usos racionais dos insumos, minimizando