plano de aula
Segundo Paulo Freire, “Não existe docência sem discência. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. O planejamento, para ter significado e validade precisa de uma ação participativa por parte do aluno.
Planejar é estudar, organizar, coordenar, as ações que forem tomadas para realizar uma atividade ou alcançar um objetivo. O planejamento ajuda na organização, orientação e concretização de tudo que desejamos fazer. Podemos dizer que o planejamento deve ser tratado com muita importância, pois ajuda no trabalho do professor, ou seja, o professor deve investigar e analisar a realidade para assim propor uma intervenção eficaz.
Para Vasconcellos (1995):
"O planejamento do Sistema de Educação é o de maior abrangência (entre os níveis do planejamento na educação escolar), correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal", incorporando as políticas educacionais. Plano é onde são registradas as ações que se pretende desenvolver como: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer. Plano é um guia e tem a função de orientar o professor.
"É o documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos" (LIBÂNEO, 1993, p.
225).
É a partir do planejamento que o plano de aula se estrutura, dando coerência ao trabalho do professor, garantindo assim, uma prática bem fundamentada.
REFERÊNCIAS
GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
ANEXO
PLANO DE AULA