plano de aula
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia
História na Educação I
Orientações para a elaboração do Plano de Aula
Claudia Beltrão (coord.)
Uma das funções mais importantes trabalho docente previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é o planejamento das atividades. É preciso ressaltar que planejar significa projetar algo, antecipar, traçar objetivos e modos de alcançar o que se planeja para transformá-lo em ação, em um ato. Deste modo, o ato de planejar requer, do sujeito que planeja, a antecipação de uma possibilidade a ser concretizada na ação futura, dependente do significado que o sujeito que planeja construiu em relação à ação prevista.
Nossa AD2 consistirá da elaboração de um Plano de Aula completo, e apresentamos a seguir orientações que poderão auxiliá-la(o) no desenvolvimento de seu trabalho.
Dividimos as orientações em “atividades”, a fim de contribuir para a compreensão das diversas partes de um Plano de Aula, bem como sua organicidade.
ATIVIDADE 1
A primeira atividade é a identificação da turma para a qual será planejada a aula.
Se você já é professor(a) ou está estagiando, observe e identifique sua turma atual; se você ainda não iniciou a realização dos estágios supervisionados, idealize (de modo verossímil) uma turma específica. O mais importante é ter em mente que um Plano de Aula é sempre
2 elaborado para atender às necessidades e características de uma turma específica, de uma determinada série/ano escolar.
. Algumas questões devem orientar esta identificação: quantos alunos? qual é a faixa etária desses alunos? De que série são? É uma turma homogênea ou heterogênea? Em que sentido é homogênea, ou não? Quais são as características culturais e socioeconômicas
desta