plano de aula
Escola: Maria Olivia Sá de Mesquita
Discente: Sandesson Souza da Silva
Data: 15/10/2014 Horário: 7:30 as 11:00hs
Duração da aula: 45min
Série: Pré II / idade 5 anos Nº de alunos: 24
Tema:
Brincar, Movimentar e Educar
objetivo:
1) Praticar a brincadeira, enquanto desenvolve seus movimentos corporais e intelectuais;
2) Despertar a vontade de participação nas aulas;
3) Vivenciar e compartilhar seu aprendizado com todos da turma;
Conteúdos:
Amarelinha - Brincadeira pronta e adaptada.
Recursos: dado, giz, papel para bilhete.
Desenvolvimento:
Na brincadeira pronta,será apresentada a amarelinha comum,onde os alunos farão o percurso normal para terem a noção básica de como é realizada a brincadeira. Feito isso, o professor irá modificar (adaptar) a brincadeira trocando os números por bilhetes que indicarão o que o aluno deve fazer: pular de um pé só, imitar um animal, fazer uma advinha ou resolver um problema de matemática.
Fundamentação Metodológica:
Abordagem Desenvolvimentista de Tani, et alli (1988) a proposta explicitada por eles é uma abordagem dentre várias possíveis, é dirigida especificamente para crianças de quatro a quatorze anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. Além disso, a proposta desta abordagem também não é buscar na Educação Física solução para todos os problemas sociais do país. Em suma, uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.
Abordagem Construtivista - Interacionista; As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança (Piaget, 1976).
Avaliação
Ao final da aula a turma será