Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos
DISCIPLINA: Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos
PROFESSOR: Rosa Maria Braga Porto, Mestre
DATA: Maio 2014.
ALUNOS: Leonardo Kawahara, Juliana Motta e Rodrigo Boniaris
SEMESTRE: 1º/2014
Caso da empresa Pure Water
Introdução
O trabalho relata o caso de uma grande empresa multinacional que passou por uma grande turbulência devido à mudança de seu CEO e também de sua estratégia.
Buscamos através deste case explorar os conceitos e tendências nos processos e modelos de gestão de pessoas. Abordamos também aspectos da cultura e clima organizacional, o papel do líder e suas competências (sejam em conhecimento, habilidade e atitude), a motivação e o trabalho em equipe.
Ao final desta leitura proporcionaremos uma reflexão crítica acerca da importância do líder no ambiente organizacional e seu papel em influenciar e inspirar seu time à um objetivo comum.
Descrição da Empresa e do problema
A empresa Pure Water e um multinacional do segmento químico, que tem o foco de seu negócio voltado à produção de produtos químicos para processos industriais onde se há o uso intensivo de água. Todos os produtos são focados na redução do consumo ou reutilização do volume de água utilizado nos processos.
Como exemplo, para se produzir uma única folha de papel é necessário 27 litros de agua. Os produtos da empresa Pure Water fazem com que seja possível reutilizar essa água.
A empresa atua em grandes setores, como:
1. Municipal
Venda de polímeros para ETE´s e ETA´s (Estação de tratamento de efluentes e águas);
2. Industrial
Venda de produtos químicos no setor industrial, como polímeros e biocidas utilizados na água;
3. Petróleo e Mineração
Venda de produtos químicos para perfuração de poços e tratamento da água utilizada no processo de extração de petróleo e minérios;
4. Papel e Celulose
Venda de produtos químicos e agentes de colagem para o processo de fabricação de Papel e
Celulose.
A empresa