Plano de aula
Reorganização
Tema: Coordenador Pedagógico: Acompanhamento e
Intervenção da Sala de Aula
OBJETIVO
Refletir sobre a função do plano de ação e aspectos a serem construídos. Refletir sobre a influência do plano de ação no trabalho que os professores desenvolvem com os alunos dentro da sala de aula.
Reorganizar o plano oportunizando intervenções diretas nas
dificuldades observadas.
Valorizar as ações desenvolvidas pelos professores e seus alunos.
JUSTIFICATIVA
Necessidade de promover a reflexão, por parte dos professores, sobre a forma de como os planos de ação eram desenvolvidos, observando que: O plano era utilizado apenas para citar os conteúdos que seriam desenvolvidos Cada professor o realizava da maneira que mais lhe agradasse.
Falta de registros dos objetivos propostos para cada aula ou atividade, assim como ausência de registros de reflexões ou observações por parte do professor.
JUSTIFICATIVA
Em alguns casos, os conteúdos ou atividades eram registrados no plano de ação posterior à sua aplicação, o que descaracterizava sua função.
Era comum que o professor privilegiasse o trabalho com determinada área do conhecimento em detrimento de outra, seja por afinidade ou por acreditar que o aluno necessitasse mais de uma área do conhecimento do que de outra e, até mesmo, por esquecimento. Isso também era observado em relação aos eixos que devem ser desenvolvidos em cada área do conhecimento, sendo comum a observação da preferência do professor em se trabalhar um ou outro eixo, deixando os demais sem a devida atenção.
CONTEXTO DE APLICAÇÃO
Bairro Nova Jundiapeba, na cidade de Mogi das Cruzes;
Comunidade de baixa renda, constituída, em sua maioria, por famílias migrantes (geralmente Bahia, Pernambuco, Minas Gerais);
Há alunos que moram em casas sem saneamento básico. O lixo é um grande problema no bairro, assim como as drogas e a prostituição.
Segmento do