Plano de aula
* Introdução * Dinâmica Mulher sábia. * Título: “O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ”. * Sub-título: Impotência da lei e justificação pela fé. * Cantar o cântico Rompendo em fé. * Momento de Oração: as irmãs que veem a necessidade de ter mais fé.
Significado de fé: “é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão”.
Significado de lei: “Conjunto de normas pré-estabelecidas que devem ser cumpridas e obedecidas”. * Leitura Bíblica no livro de Gálatas 3 * Paulo demonstra aos gálatas que a Lei que eles tanto enfatizavam, não pode justificar ningué. Procurou mostrar que a Lei é totalmente imponente como um meio de se alcançar a justificação.
1 Na experiência dos gálatas- obras da lei ou fé Os cristãos da Galácia haviam desviado os olhos de contemplar o Cristo crucificado, transmitido por Paulo, e se deixaram seduzir por palavras perversas dos falsos mestres. ( v. 1) No versículo 2, Paulo atingiu a consciência dos gálatas. No 3, os questiona pela decadência espiritual, estavam confiando nas práticas da lei mosaica. Ex.: circuncisão está associada a ideia de purificação. No versículo 4, relembra das tribulações que os gálatas haviam enfrentado. No 5, relembra também os milagres.
2 Na experiência de Abraão- os filhos da fé No v. 6, 7 e 8, Paulo falou sobre Abraão, que foi pela sua fé no único Deus que o Senhor o chamou para abençoá-lo e fazer dele uma grande nação, justificando também pela fé os gentios.
3 A justificação pela fé No v. 10, Paulo faz um alerta. No v. 11, provou que pela Lei ninguém é justificado. E cita as Escrituras: o justo viverá da fé. (Habacuque 2:4) No 13, mostra que Cristo nos resgatou. E caiu sobre ele a maldição da lei.
4 A lei e as promessas de Deus Dos versículos 15 ao 18, Paulo analisa que a lei só veio 430 anos depois da