Plano de aula
O triângulo é uma das formas geométricas mais importantes no estudo da geometria e é bastante utilizado em construções. Através dele são obtidas várias relações importantes, a mais famosa é conhecida como Teorema de Pitágoras. O Triângulo é o polígono com o menor número de lados (3 lados) e a soma dos seus ângulos internos é igual a 180o.
Os triângulos podem ser classificados de acordo com as medidas de seus lados e de acordo com as medidas de seus ângulos internos. Vejamos como isso ocorre.
Primeiro, vamos classificar os triângulos quanto aos lados.
Quanto aos lados o triângulo pode ser: Equilátero, Isósceles ou Escaleno.
1. Classificação quanto aos lados
Triângulo Equilátero: é todo triângulo que apresenta os três lados com a mesma medida. Nesse caso dizemos que os três lados são congruentes.
Triângulo Isósceles: é todo triângulo que apresenta dois lados com a mesma medida, ou seja, dois lados de tamanhos iguais.
Triângulo Escaleno: é todo triângulo que apresenta os três lados com medidas diferentes, ou seja, três lados de tamanhos diferentes.
Quadriláteros Definição: Quadrilátero é um polígono de quatro lados. CLASSIFICAÇÃO DOS QUADRILÁTEROS
Quadrilátero convexo
Quadrilátero côncavo
Quadrilátero côncavo estrelado
TRAPÉZIOS: Quadriláteros com dois lados opostos paralelos (a base menor e a base maior).
PARALELOGRAMOS: Trapézios cujos lados opostos são paralelos e geometricamente iguais.
Hexagono hexágono é um polígono com seis lados. Caso seja regular, pode ser decomposto em 6 triângulos equiláteros. O hexágono possui 9 diagonais.
Heptágono
heptágono é um polígono com sete lados e sete vértices.1 O heptágono regular é o menor polígono regular que não pode serconstruído com régua e compasso. Ele possui 14 diagonais distintas.
Pentágono
pentágono é um polígono com cinco