PLANO DE AULA
3ª edição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Restinga Seca
Atividade 2, Unidade 1, Módulo 2
Povos indígenas: Diversidade na escola
Aluna: Jaqueline Fette Brondani
Restinga Seca, 2014.
Plano de aula sobre os índios:
Tema:
Turma: Turma Projeto Pilão – Comunidade quilombola de Palma- Santa Maria (pré-silábicos)
Duração: 1 AULA
Objetivo geral:
Valorizar a cultura do índio, usando a sua criatividade e habilidade por meio do artesanato, que, além disso, faz parte do nosso folclore brasileiro.
Objetivos específicos:
*Estimular nos alunos a importância do artesanato para os índios (cultura e fonte de renda);
*contar a história do artesanato para os índios;
*Desenvolver a motricidade fina;
*Valorizar e respeitar a cultura indígena.
Conceitos:
*Cultura: “cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é”. (www.significados.com.br/cultura, acesso em 19/03/2014).
*Diversidade: “Como afirma Sacristán (2002), a diversidade está relacionada com as aspirações dos povos e das pessoas à liberdade para exercer sua autodeterminação. Está ligado ainda à aspiração de democracia e à necessidade de administrar coletivamente realidades sociais que são plurais e de respeitar as liberdades básicas. A diversidade é também vista como uma estratégia para adaptar o ensino aos estudantes”. (www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=146778chapterid=11023, acesso em 20 de março de 2014, acesso em 20 de março de 2014, 18:16hs)
*Cotidiano: “Aquilo que se faz todos os dias, o que acontece habitualmente: a monotonia do cotidiano”(www.dicio.com.br/cotidiano, acesso em 21/03/2014, às 15:44hs).
Metodologia:
Aula dialógica e utilização de recursos