Plano de aula
1.b) Traumatologia Forense: Classificação dos agentes lesivos; quantidade e qualidade do dano; Lesões e morte por armas brancas (instrumentos perfurantes, cortantes, pérfuro-cortantes, corto-contundentes).
2.b) Traumatologia Forense: Lesões e morte por instrumentos perfuro-contundentes, projéteis de arma de fogo comuns e projeteis de arma de fogo de alta energia; lesões e morte por explosivos.
3.a) Traumatologia Forense: Lesões e morte por ação térmica, por baropatias e por ação elétrica. Síndrome de maus tratos à criança e ao adolescente (abusos físicos, sexuais e outros).
LESÕES POR PROJETIL DE ARMA DE FOGO (PAF)
I – A DISTÂNCIA:
- PAF é um instrumento pérfuro-contundente.
FERIDAS PERFURO-CONTUSA: apresentam:
-ORLA DE EXNUGO – No momento em que o PAF atravessa a pela e cria orifícios de entrada, os resíduos que trás, aderidos na superfície, poderão ser fixados na borda interna da ferida, que fica impregnada por aquele material. Ao mesmo tempo, o projetil limpa-se parcial ou totalmente.
- ORLA DE EQUIMOSE – muitos vasos sanguíneos se rompem, circundando a lesão.
- ORLA DE ESCORIAÇÃO – se concêntricas: mesma espessura, afirma-se que o tiro foi perpendicular – se for excêntrica: espessura em determinado ponto for maior do que em outros, a incidência do tiro foi obliqua.
- ANEL DE FISCH – É o conjunto formado pelas orlas de enxugo e escoriação.
OBS: 1. A orla de escoriação pode faltar nas lesões de entrada e pode estar presente nas lesões de saída.
II – A QUEIMA ROUPA OU CURTA DISTÂNCIA:
- Apresentam, além das feridas acima, as provenientes do cone de dispersão.
- ORLA OU ZONA DE ESFUMAÇAMENTO – resulta da impregnação da pele pela fumaça resultante da combustão quase total da pólvora.
- ORLA OU ZONA DE TATUAGEM – é produzida pela impregnação da derme por grânulos de pólvora não completamente queimada, ou resíduos sólidos da pólvora completamente queimada, animados pela força