Plano de aula
FACULDADE DO LITORAL SUL
CURSO DE PEDAGOGIA COM ÊNFASE EM GESTÃO ESCOLAR
Sociologia da Educação através dos filósofos
Karl Mannheim
Max Weber
Nome: Eloisa Vitório
Nome: Ulâima Dias
Nome: Tábata Paula
Nome: Patrícia Mauricio
Nome: Natália de Oliveira
Nome: Gláucia Regina
Karl Mannheim (Budapeste, 27 de Março de 1893 – Londres, 09 de Janeiro de 1947) foi um sociólogo judeu nascido na Hungria. Iniciou seus estudos de filosofia e sociologia em Budapeste participando de um grupo de estudos coordenado por Georg Lukács. Estudou também em Berlim onde ouviu as preleções de Georg Simmel. Em Heidelberg, onde Mannheim foi aluno do sociólogo Alfred Weber, irmão de Max Weber, tornou-se privatdozent a partir de 1920. Foi professor extraordinário de sociologia em Frankfurt a partir de 1934. Em 1935, com a ascensão do nazismo Mannheim deixou a Alemanha para tornar-se professor da London Shool of Economics.
Como professor imigrante na Inglaterra Manheim lecionou a disciplina de sociologia na London Sholl of Economics realizando investigações e publicando textos que propunham o planejamento racional da educação das novas gerações como um meio para a construção de uma civilização democrática.
Fortemente influenciado pela analises da sociologia da educação de Max Weber, Mannheim buscou, entretanto, substituir o pessimismo da teoria sociológica Weberiana pela idéia de intervenção racional e planejamento na área educacional.
Para Mannheim, a modernidade torna a sociologia uma ciência imprescindível em partículas com relação ao estudo da educação necessária em uma nova sociedade no qual os saberes e vínculos tradicionais acabariam inevitavelmente substituídos por uma forma de vida baseada na racionalidade própria de uma civilização urbana e industrial.
Sua teoria: Para Mannheim cabe a escola a função de transmitir as informações consideradas importantes no arcabouço (formação) cultural e técnico da sociedade no qual esta inserida.