PLANO DE AULA
Sorocaba, 23 de novembro de 2013.
Licenciatura Plena em Pedagogia
PLANO DE AULA
Disciplina: Natureza e Sociedade / Linguagem / Matemática
Turma: 1º ano
Conteúdo da aula: Meio ambiente e reciclagem
OBJETIVOS
- Objetivo geral: Reconhecer e incentivar hábitos de reciclagem e de cuidados com a natureza.
- Objetivos específicos: Construir junto com as crianças a ideia de que qualquer ser humano é produtor de lixo, fazer com que percebam a quantidade de lixo que uma família produz, identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados, diferenciar os tipos de lixo, leva-los a perceber a necessidade da reciclagem do lixo, estimular a prática de novos hábitos, reconhecer os elementos descartados prejudiciais à natureza, a percepção da importância da reciclagem para o meio ambiente, analisar o lixo como matéria-prima na produção de artesanato alternativo e novos materiais.
Mostrar a eles onde se concentra a maior parte do lixo produzido, o papel das grandes empresas e do governo perante a isso e incentivá-los a refletir acerca disso.
CONCEPÇÃO TEÓRICA DE ENSINO, CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
A concepção teórica que serviu de base para a construção do plano de aula apresentado foram as ideias contidas nas obras do autor Paulo Freire, partindo da teoria de que o ensino deve desenvolver-se de maneira horizontal, levando em consideração os conhecimentos prévios do alunos e a realidade em que eles se encontram. Freire propunha uma pedagogia específica, associando o estudo com as experiências vividas, trabalho, pedagogia e política. Para Paulo Freire, nós vivemos em uma sociedade classista na qual nem todos usufruem dos mesmos privilégios, ou seja, existe uma minoria privilegiada, contexto no qual a educação é vista como um desses privilégios. Segundo Freire, existem duas pedagogias, a do oprimido e a do opressor:
“Não é simples instaurar a nova pedagogia, pois, com frequência, o oprimido hospeda opressor dentro de