Sistemas de informação
Sistemas de informação operacionais - SIO
Também chamados de Sistemas de Apoio as Operações Empresariais, Sistemas de Controle ou Sistemas de Processamento de Transações (SPT).
Contemplam o processamento de operações e transações rotineiras quotidianas, em seu detalhe, incluindo seus respectivos procedimentos.
Controlam os dados detalhados das operações das funções empresariais imprescindíveis ao funcionamento harmônico da empresa, auxiliando a tomada de decisão do corpo técnico das unidades departamentais.
Como exemplos, enquadram-se nessa classificação os pormenores e as minúcias dos sistemas de:
• planejamento e controle de produção: o nome do produto, a data da produção;
• faturamento: o item de venda, o preço, a data de faturamento, o valor do item;
• contas a pagar e a receber: o valor do título, a data de vencimento;
• estoque: o código do material, o tipo de material;
• folha de pagamento: o salário, o provento, o nome do funcionário;
• contabilidade fiscal: o valor do lançamento, a natureza.
Reiterando, nos Sistemas de Informação Operacionais, as informações são apresentadas no menor nível, ou seja,analítica, detalhada e normalmente apresentadas no singular.
Esses sistemas são os mais estudados e trabalhados em geral. Eles são a parte central da maioria dos Sistemas de Informação nas empresas, contemplando todos os componentes básicos de funcionamento operacional das mesmas.
Nos Sistemas de Informação Operacionais cada transação empresarial envolve a entrada e a alimentação de dados, o processamento e o armazenamento, e a geração de documentos e relatórios. Com suas inúmeras características, como grande volume de dados, muitas saídas de informações, envolvendo alto grau de repetição e computação simples.
As edições, validações, consistências e auditorias são comuns nesses sistemas, devido ao envolvimento de inúmeras pessoas e respectivas coletas de dados e alimentações nos mesmos,