plano de aula
Para se ter uma boa avaliação dos movimentos executados por um nadador deve-se observa-lo de vários ângulos (de lado, de cima, de frente e de costas).
O nadador deve assumir uma posição horizontal, com pernas costas e ombros submersos, caso tenha algo errado com a posição corporal do nadador é facilmente notado, pois para se locomover ele fará um esforço maior do que se estivesse na posição correta (isso é causado pelo aumento da sua área de atrito com a água). Os erros mais frequentes são o afundamento das pernas e também a eleição da cabeça, outro fator que influencia é a flutuabilidade, com o afundamento das pernas ocorre o chamado efeito gangorra, para que o nadador consiga sustentar seu corpo ele terá que fazer um esforço maior, porque alem do caráter propulsor do batimento de pernas ele terá que sustenta-las no plano horizontal.
A posição da cabeça é muito importante no nado, ela deve ficar submersa com a linha da água acompanhando a linha do cabelo. O movimento correto para respirar é girando a cabeça para o lado em que o braço esteja em recuperação fora da água (que será explicado com mais detalhes a seguir). O nadador quando observado por trás, vê-se os calcanhares chegando a superfície e o rolamento de seu quadril deve acompanhar o batimento das pernas, não mais rápido que o dos ombros e o batimento de pernas deve sempre ser na direção do plano vertical. Observado de frente é importante que o eixo corporal esteja alinhado com a direção dos movimentos.
AÇÃO DAS PERNAS Como já foi citado acima o movimentos de pernas sempre é realizado no plano vertical, tem como função manter o equilíbrio do corpo no plano horizontal e também caráter propulsor mesmo que não tenha a mesma eficiência das braçadas. Na batida de pernas para cima os pés devem assumir a posição de flexão plantar ao bater para baixo aumenta sua área de propulsão, também é importante lembrar que deve-se deixar os músculos relaxados para melhor desempenho, após a pratica