COMO UMA SOCIEDADE CIVIL PODE PROTESTAR RESPEITANDO-SE UM ESTADO DE DIREITO
FERNANDO ÍTALO SÁ VARANDA
COMO UMA SOCIEDADE CIVIL PODE PROTESTAR RESPEITANDO-SE UM ESTADO DE DIREITO
TERESINA
2014
FERNANDO ÍTALO SÁ VARANDA
SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado à Disciplina Sociologia – 1ª Série, como requisito parcial para aprovação.
ORIENTADOR: Prof. Jose Antônio Lira Bezerra
TERESINA 2014
COMO UMA SOCIEDADE CIVIL PODE PROTESTAR RESPEITANDO-SE UM ESTADO DE DIREITO
Fernando Ítalo Sá Varanda
O cidadão brasileiro vem convivendo recentemente com uma onda de protestos que na teoria visam romper com o monopólio e abusos do governo com a população nacional, protestos que em sua maioria, literalmente só teriam um ideal justo e ordenado na teoria, devido causar violência, desordem e baderna. Um dos maiores exemplos disso, é o grupo dos “Black Blocs”, este que é eminentemente formado por vândalos que de forma organizada e violenta, através de “protestos”, depredam o patrimônio privado, convivem de forma boêmia, e atravessam todas as barreiras possíveis para lutar contra o capitalismo, mesmo que seja preciso invadir o direito e a liberdade de demais indivíduos.
Dentro dos Black Blocs há uma certa hierarquia e divisão de tarefas, comprovada com a disputa interna entre quem é o mais violento, e também uma ordenada divisão de obrigações nos protestos, onde existe uma separação de grupos entre quais irão distrair os policiais, e quais irão destruir estabelecimentos particulares (apenas estabelecimentos grandes, decorrente da política interna de preservar pequenos empreendedores). Os atos de violência e inconsequência desse grupo provocaram sérios danos à policiais, muitos deles pais de família que submetem-se ao trabalho para sustentar a própria família, onde muitos em decorrência desse ato infundamentado desse grupo, estão afastados há meses do