PLANO DE AULA
Ensinar saúde ou educar para a saúde
O principal objetivo do Tema Transversal Saúde é educar para a saúde, trabalhando procedimentos e atitudes necessários a uma vida saudável, e não apenas ensinar. Devemos também ter em mente que a criança traz consigo a valoração de comportamentos favoráveis ou desfavoráveis à saúde, oriundos da família e de outros grupos de relação mais direta, como é o caso da escola.
Portanto, valores que se expressam na escola, por meio de aspectos concretos como a qualidade da merenda, a higiene das dependências, as atividades propostas e a relação professor-aluno, são apreendidos pela criança diariamente no ambiente escolar. Daí a necessidade de o professor educar os alunos, enfocando a saúde e não a doença. Sempre com uma visão positiva sobre o tema.
Como exemplo, quando um professor mede a estatura dos alunos, ele desenvolve, a partir desse exercício, o conceito de medida, o estudo das diferentes formas de registro das informações coletadas, a herança genética e a diversidade, o estado nutricional de cada aluno e do grupo. A abordagem do tema saúde deve se dar no cotidiano da experiência escolar e não apenas no estudo de uma matéria.
Dessa forma, as experiências que promovam algum tipo de reflexo sobre as práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde devem ser encaradas de forma positiva, pois seu objetivo não é apenas persuadir ou informar, mas sim, fornecer elementos que capacitem para a ação.
Atitudes, normas e valores
Todo e qualquer aprendizado tem tanto um aspecto cognitivo, como um aspecto afetivo. Isso se revela por meio do aprendizado de normas e valores, de forma bastante significativa. A junção do cognitivo com o afetivo é que vai derivar nas condutas da criança, ou seja, em suas ações e intenções. Cabe ao professor desenvolver esses valores, normas e atitudes em seus alunos. Além disso, o professor deve sempre atentar para as dimensões