plano de aula
Algumas cenas do filme foi gravado na África, no texto a teoria de Darwin admite que o Homo sapiens teve origem no Continente Negro, mas só foi suplantado na década de 30, quando Louis Leakey começou suas pesquisas na África Oriental.
Desde essas pesquisas, foram encontrados vários fósseis na região e a teoria de Darwin foi precisa, pois ele pressuposta que os progenitores primordiais do homem tenham vivido no mesmo lugar que os gorilas e chipanzés, são as duas espécies mais próximas do homem. Em uma das cenas da “Guerra do Fogo”, o primeiro grupo não sabia fazer fogo, apenas defendiam para que não o apagasse. Já o segundo grupo que aparece no decorrer do filme, era mais evoluído, pois sabia fazer fogo, caçar, assar carne e se comunicar melhor.
Os Homo erectus foi a primeira espécie a fazer fogo, caçar e fazer instrumentos para se defender. Há 500 mil anos existiam acampamentos que reuniam aqueles que caçavam, viviam e comiam em grupo. Assegurados da caça e comida, desenvolveram a fabricação de instrumentos de pedra, utensílios, vestimentas e abrigos.
Em algumas cenas do filme, os Homo sapiens aprendem através do olfato a se aproximar sexualmente de uma fêmea. Bourguignon diz um fato de que, devido à bipedia, os órgãos femininos e masculinos ficam em posições diferentes: a vulva, fica escondida entre as pernas, assim dificulta a visualização e olfativa, já o pênis e a bolsa escrotal ficam a mostra e fácil a mostra e fácil de se pegar.
Uma análise final e importante é que eles são tão humanos quanto nós, nos dias de hoje.