Plano de aula
Para nos fazer ler a professora riscava com a caneta em cima de uma palavra e dizia : “ B e A faz ? T e A faz :” Ela ficava repetindo até a gente conseguir dizer. Pra mim era aterrorizante, pois tinha que sair uma resposta da minha boca e eu não conseguia . A primeira vogal “A” de abelha, depois o “B” baleia em fim associava as letras e seus desenhos ao som dos vocábulos.
Na época de alfabetização lembro que trabalhava bastante com historinhas, então a gente desmontava aquela historinha em pedaços, estudava as palavrinhas separadas, recontava as histórias de outra forma, e fazia teatrinhos.
A recordação boa é que a professora da 1ª série falava manso , e era muito amiga da gente, sabe, se precisasse de uma explicação novamente, ela dava com maior tranqüilidade, assim sempre muito serena e meiga. Conseguia a atenção de sua turma sem alterar seu tom de voz.
Assim sendo, as recordações que relatam as lições no primeiro ano escolar que foi alfabetizado através de cartilha com desenhos e todos da sala de aula faziam a leitura em voz alta, e depois a leitura individual a aula se tornava muito mais divertida.Tenho duas recordações que eram inúmeros cadernos de caligrafia, lembro – me da ansiedade e que em duas ou três lidas decorei até as vírgulas que tinha de tanto medo que este me causou .
Para nos fazer ler a professora riscava com a caneta em cima de uma palavra e dizia : “ B e A faz ? T e A faz :” Ela ficava repetindo até a gente conseguir dizer. Pra mim era aterrorizante, pois tinha que sair uma resposta da minha boca e eu não