Plano de aula
Dayvison de Alcântara Silva Wellington Luiz de Souza Silva Alydiane Felix de Oliveira Adriana Maria de Santana FAINTVISA - Graduandos e-mail: deyvinho_alcantara@yahoo.com.br Orientador: Profª Mestra Edna Matilde
INTRODUÇÃO
Nas situações de ensino da matemática, é possível identificar obstáculos que impedem o aprendizado do aluno. Em particular, podem-se encontrar obstáculos epistemológicos e didáticos. A noção de obstáculo epistemológico foi descrita inicialmente por Gaston Bachelard, em 1938. Mais tarde em 1976, Brousseau introduziu o conceito de obstáculo epistemológico na Didática da Matemática.
Com esta pesquisa, iremos utilizar a teoria de Brousseau e introduzi-la no contexto da aprendizagem do ensino das frações, analisando dificuldades e recursos utilizados pelos alunas em suas operações e resolução de problemas. De modo que observamos que ao estudarem frações, alguns obstáculos são encontrados pelos alunos e essas dificuldades tem um vínculo com o processo de ensino da matemática moderna, que adiciona importantes recursos como várias novas ferramentas de ensino, ‘tirando também o foco de outras importantes ferramentas como a tabuada’. Ao chegar no 6º ano do ensino fundamental, especificamente ao estudar frações, foi observado que a tabuada aparece como principal dificuldade na aplicações e resoluções das propriedades das frações.
Problema de Pesquisa
Que ob stáculos impedem que o conhecimento de frações seja apreendido de forma correta pelo aluno?
Justificativa
Nos dias atuais, vê-se uma grande dificuldade dos alunos no conhecimento da tabuada. Processo esse