Plano de aula
HISTÓRIA ANTIGA II
Tema: “A História Antiga e Medieval no cinema e o cinema na sala de aula”.
Público alvo:
• 1º ano do Ensino Médio
Duração em horas/aula:
• 4 horas/aula para cada filme, sendo 2 horas para a exibição do mesmo, 1 hora para o debate e 1 hora para a produção textual.
Objetivos:
• Instigar os alunos a pensar e relembrar o que recordam sobre o tema.
• Usar imagens ilustrativas sobre cada tema, passar partes do filme e propor aos alunos produção textual sobre sua compreensão.
Justificativa:
• A incursão dos alunos nestes assuntos é importante, pois, leva-os a fazer julgamentos de caráter ético sobre acontecimentos estudados, e tirar da mente estereótipos e preconceitos. Incentiva a compreensão da História, e a disciplina é transformada, desta maneira numa potência julgadora libertando o pensamento e, entendendo na íntegra os conceitos provenientes da abstração de exibição de filmes em sala de aula.
Conteúdo dos filmes:
Filme Medieval
• O Nome da Rosa: O filme pode ser interpretado com um caráter filosófico quase metafísico, já que nele também se busca "a verdade". Este se desenvolve no período Renascentista. O Renascimento pregava a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural. Lá se retoma o pensamento de Santo Agostinho (354-430), um dos últimos filósofos antigos e o primeiro dos medievais, que fará a mediação da filosofia grega e do pensamento do início do cristianismo com a cultura ocidental que dará a filosofia medieval, a partir da interpretação de Platão e o neoplatonismo.O Renascimento, enquanto movimento cultural resgatou da antiguidade Grego-romana os valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o Teocentrismo e o Dogmatismo medieval sustentados pela Igreja. “O nome da Rosa” é uma crônica da vida religiosa do século XVI. A expressão nome da Rosa foi usada na