Plano de aula O papel da criação artística na sala de aula.
Curso: Aproveitamento em Artes
.
COTIA
2014
INTRODUÇÃO
Atualmente, a arte voltada para a educação do desenvolvimento do indivíduo, da formação de seu senso crítico e afetivo, está sendo desvalorizada. Muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscar dentro de si algo novo e criativo. A imagem que nos é passada é a de apreciação das grandes obras e não a do despertar da capacidade criadora. Para que isso ocorra, podemos como professores, fazer uso das linguagens artísticas (teatro, dança, música e artes visuais) que são carregadas de sentidos e fazem parte da condição humana, para desenvolver nos alunos a capacidade de se relacionar, de sentir e de assumir uma consciência crítica. Este trabalho tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a arte, para mostrar como ela é importante na formação do aluno. Assim como os outros componentes curriculares, a disciplina Arte é relevante em seu processo de formação. As aulas de Arte, assim como os professores, não precisam visar à formação de pintores, escultores ou peritos em artes, mas devem buscar ampliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos tornando-os indivíduos criativos e dinâmicos inseridos no contexto da sociedade.
1. Objetivos
● Estimular a sensibilidade do aluno, incentivando-o a pensar, sentir e agir de maneira diferente, por meio do uso das diversas linguagens artísticas, buscando favorecer o desenvolvimento do potencial criador do indivíduo.
2. Conteúdos
●Releituras de imagens/obras ou fotografias
3. Desenvolvimento
● Propor aos alunos que eles observem cada foto / imagem ou obra apresentada e façam as anotações no caderno para o registro de suas experiências de apreciação de imagens e escolha, junto com os alunos, qual delas irão fazer a releitura. Estimular os alunos a usar esse caderno para desenhar e fazer anotações do que vê, pensa e sente através do próprio