atps de historia e geografia
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
Prof.ª: Ma MARIA CLOTILDES BASTOS
IRECÊ – BA, SETEMBRO 2014
INTRODUÇÃO
A criança quando trabalhada e estimulada desde pequena são capazes de na juventude e na vida adulta tornar-se agentes transformadores da cultura, da paz, da honestidade, da integridade, da justiça e dos verdadeiros valores essenciais à vida humana.
A importância das Artes na Educação Infantil visa não à importância da beleza estética, mas a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo.
A arte, a recreação e a criatividade na Educação Infantil desenvolvem uma conscientização e valorização do ser humano, em especial às crianças, não pelo o que ela tem de material ou pelo seu valor econômico e sim, a valorização dele (a) como pessoa humana, capaz de criar e recriar. Valorizando sua existência, sua dignidade, seu poder de ser e estar no mundo e fazer parte dele vivenciando seus direitos e deveres de cidadão ativo e atuante da sociedade.
Memórias Escolares
Relato da aluna Claudiana Rodrigues Simão;
Terminei o Segundo Grau em 1998, durante os anos de estudo as aulas de Educação Artística eram realizadas de forma tradicional. Me recordo de algumas aulas em que fazíamos pinturas em tarefas mimeografadas ou desenhos livres, sobre alguma data comemorativa ou quando retornava-os das férias de junho ou do final de ano, em que ilustrava como havia sido as férias. Recordo que no Ensino Médio costumávamos fazer as feiras de Ciências ou de Matemática onde confeccionávamos artesanatos para serem expostos nas feiras. Geralmente confeccionados nas aulas de educação Artística.
Relato da aluna Alessandra Maria Da Silva Duarte;
Lembro-me que no ensino