Resenha planos de aula Neoclassicismo e Romantismo
Plano de aula 1 – Neoclassicismo
Introdução
O plano de aula de Neoclassicismo feito por Valéria Peixoto de Alencar, aborda através de leitura e interpretação de alguns textos e leitura de imagens e a contextualização histórica neoclássica no Brasil. Também oferece aos alunos a criação de obras para uma exposição de arte.
No primeiro texto sugerido para a leitura o aluno pode obter informações referentes à chegada da Missão Artística Francesa ao Brasil, que tinha entre outros objetivos impulsionar o ensino da arte e da produção artística no país. Os artistas dessa missão, tinham como modelo o neoclassicismo. Entre o artista de maior destaque estava Debret.
O segundo texto aborda brevemente a pintura acadêmica no Brasil, o quanto ela era influenciada pela Europa e seus padrões de beleza e temas mitológicos e históricos que buscavam enaltecer o império e o nacionalismo. Cita também os principais artistas acadêmicos, Pedro Américo de Figueiredo e Melo, Vitor Meireles e José Ferraz de Almeida Junior.
Resenha Crítica: pontos positivos
Um dos pontos positivos do plano de aula é a possibilidade do aluno contextualizar, através dos dois textos, uma parte da história do Brasil e conhece-la, tendo a arte como registro dos costumes e da cultura daquele período.
O fazer artístico também foi bem trabalhado no plano de aula com a proposta para os alunos elaborarem desenhos para uma exposição à partir das imagens do tema da aula.
Resenha Crítica: pontos negativos
Faltou abordar um pouco mais do neoclassicismo na Europa, onde um dos grandes pintores que influenciou esse período foi o Jacques Louis David, que era primo de Debret e de quem ele recebeu muita influência.
Como o neoclassicismo na Europa foi apenas citado no segundo texto, sem ter muito aprofundamento, acredito que o professor poderia abordar um pouco mais o assunto com outros textos trazidos por ele ou pelos alunos.
Na leitura de