DENGUE
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos um deles é o
Aedes aegypti
,
estes se reproduzem em recipientes onde se acumulam água principalmente achados dentro de casa. Muitos acham que Aedes aegypti é o vírus causador da dengue, sendo este o mosquito vetor, o transmissor do vírus. Há casos, que a pessoa infectada não apresenta sintomas da dengue, combatendo o vírus sem nem saber que ele está em seu corpo. Quando diagnosticado apresenta quatro tipos do vírus da dengue:
O DEN1, o DEN2, o DEN3 e o
DEN4
, o clássico dengue tem como sintomas febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Já a dengue hemorrágica
, a mais perigosa, os sintomas iniciais são iguais ao dengue clássico, mas depois o 5º dia alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem nos órgãos e este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode ficar doente com outro tipo. Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.
O único modo possível é evitar a transmissão da dengue é meio da eliminação do mosquito transmissor que se dá pelo combate dos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito.
Variados casos da doença são descobertos e tratados muito tarde pelas semelhanças
que a doença possui com a gripe, mas tratamento mais indicado para o indivíduo infectado é ingerir muito líquido pois não devem ser