Plano de aula teorica - educação física
Ensino Médio
Acadêmicos/Professores:
Objetivo: Compreender a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
Conteúdo: Doenças sexualmente transmissíveis.
Metodologia: Aula Teórica
- Dimensão Conceitual: Conhecer os tipos de doenças sexualmente transmissíveis, como: Sífilis, linfogranuloma venéreo, triconíase, HPV, herpes genital, gonorréia, cancro mole e AIDS.
- Dimensão Procedimental:
1º Momento: Apresentação e explanação do conteúdo através de slides.
Sifílis - Primeiro aparece uma feridinha no pênis ou na vagina, alguns dias depois da transa. A ferida não dói, some com o tempo e a pessoa pensa que está curada. Por isso a sífilis é uma doença complicada. Meses depois, surgem manchas pelo corpo, até nas solas dos pés e nas palmas das mãos. Essas manchas também somem, mas a sífilis continua no sangue. Se não for tratada logo, pode causar cegueira, paralisia, doença nervosa, problemas do coração e até a morte.
Linfogranuloma Venéreo - Essa doença começa com uma feridinha no pênis ou na vagina. Depois surgem ínguas nas virilhas, que incham até abrir, soltando pus. Quem tem relação sexual anal, pode sentir dor para fazer cocô.
Tricomoníase - O sintoma é um corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro. Dói para transar. Os órgãos genitais coçam muito e fica ruim para fazer xixi.
HPV - Trata-se de uma infecção adquirida através de contato sexual. O mais importante nesta doença é que existe uma associação entre alguns grupos de papiloma vírus e o câncer de colo de útero. Seu diagnóstico de suspeita é feito através do papanicolau ou a colposcopia e o diagnóstico de certeza é feito através de biópsia da área suspeita. Existem também exames que identificam o tipo do vírus e se os mesmos são cancerígenos.
Herpes Genital - Muita ardência e dor no local, com pequenas bolhas agrupadas no pênis ou na vagina. Não se deve coçar, por que aí, a bolha vira uma ferida. Pode aparecer corrimento e dificuldade