Plano de aula edf
Justificativa: Nos últimos anos o mundo inteiro vem passando por um crescimento populacional e urbano desordenado. Proporcional ao crescimento urbano é a produção de lixo, mais da metade do lixo produzido pela população não tem a destino correto ou nao e destinado para a reciclagem causando assim a poluição. De acordo com Mello (2001), o crescimento dos municípios se estabelece paralelo a um processo crescente de degradação ambiental, onde são praticadas constantemente agressões contra a boa climatização, a correta drenagem, as áreas verdes, aos recursos hídricos e a topografia original. Porem a tecnologia e comunicação tem crescido cada vez mas, a conscientização e a ideia de um mundo sustentável não são mais apenas meros sonhos utópicos. Surgem novas técnicas de reciclagem. Diariamente milhares de brasileiros utilizam óleo de cozinha em casa ou em restaurantes na fritura de alimentos, porém a grande maioria descarta o óleo na pia da cozinha ou no próprio lixo, o que pode causar danos sérios ao meio ambiente pois além do entupimento de pias, encanamento de esgoto e mal cheiro este óleo pode parar em aterros sanitários. Uma solução sustentável e barata é a reciclagem deste óleo na fabricação de sabão.
Público Alvo: Pessoas com idade superior a 18 anos
Objetivos: A oficina tem como objetivo apresentar às pessoas uma nova forma de utilizar o óleo que iria ser desperdiçado e poluiria o meio ambiente, além disso criar alternativas econômicas para a renda do lar.
Metodologia: Primeiramente pedir para ser avisado em outras oficinas, para os interessados na fabricação de sabão, que será necessário juntar óleo usado até o dia da apresentação, quanto mais óleo, mais sabão. É importante deixar claro que o óleo utilizado deve ser usado. No dia da oficina serão apresentados os objetivos da oficina e trazer à tona o tema de poluição causada por meio da contaminação pelo óleo de cozinha jogado inapropriadamente na pia,