Plano de aula- Música
DISCIPLINA: VIVÊNCIAS MUSICAIS
TURMA: 4º ANO
Desenvolvimento da prática docente (conteúdos, estratégias e procedimentos)
No mês anterior os principais objetivos era de que os estudantes relembrassem a partitura convencional e tocassem a nota Si. Muitos estudantes não lembravam a partitura convencional, aprendida no ano anterior, sendo assim foi necessário bastante trabalho e uma nova maneira de ensinar os tempos foi aplicada, de maneira lúdica, a professora relacionou o tempo das notas com as idades de familiares, como por exemplo, bisavó (semibreve), avó (mínima) e assim por diante. Alguns estudantes ainda estão com dificuldades, uma vez que o aprendizado de partitura não se dá de uma hora para outra, será necessário muito trabalho ainda.
Os estudantes conseguiram tocar a nota “Si” na flauta, alguns ainda estão com dificuldades, mas é questão de treino e como agora os estudantes estão levando as flautas para casa tudo irá ficar mais fácil.
Serão passadas tarefas no caderno e para tocar, para que os estudantes se familiarizem mais com a música.
Toda aula em rápidos momentos também estão sendo trabalhadas as quatro propriedades sonoras.
A idéia do presente mês é firmar o ensino de partitura e aliar a teoria com a prática.
O enfoque (a partir do terceiro ano) será o aprendizado do canto, percussão e flauta, visando a formação de pequenos grupos musicais.
Não serão descartados jogos e atividades lúdicas, porém a partir do 4º ano atividades assim serão secundárias.
Todas as aulas e algumas atividades irão conter músicas clássicas, preferencialmente brasileiras (Alberto Nepomuceno, Villa Lobos, Frank Zappa, etc).
As aulas deverão seguir o seguinte roteiro:
Acolhimento: através de músicas clássicas (nacionais), dou a professora fazendo alguma percussão corporal, cantando ou tocando algum instrumento. Os estudantes chegarão na sala e já formarão a roda, conforme a atividade “O Despertar- Parte